A toxina botulínica, amplamente conhecida por seu uso estético, é uma das substâncias mais eficientes no tratamento de rugas dinâmicas — aquelas causadas por movimentos repetitivos da face, como franzir a testa, sorrir ou apertar os olhos. Embora sua eficácia seja amplamente reconhecida, o sucesso da aplicação depende diretamente da técnica e segurança envolvidas.
No consultório do Dr. David Mognato, a aplicação da toxina botulínica é feita com planejamento personalizado, levando em consideração a anatomia facial e os objetivos do paciente. O procedimento é indicado para amenizar linhas de expressão na testa, entre as sobrancelhas (glabela), canto dos olhos (pés de galinha), além de outros usos como sorriso gengival, bruxismo, hiperidrose e até controle de enxaqueca.
A aplicação segura começa com a avaliação precisa dos músculos faciais. A toxina é aplicada em pontos estratégicos com microagulhas, proporcionando mínimo desconforto e sem necessidade de afastamento das atividades diárias.
Geralmente, o efeito começa a ser percebido entre 3 a 5 dias após a aplicação, e a durabilidade varia de 4 a 6 meses, podendo ser mantida com reaplicações regulares. O diferencial da aplicação feita por um cirurgião plástico experiente é a preservação da naturalidade da expressão, evitando o aspecto artificial e com toda segurança técnica médica.
Além da estética, a toxina botulínica traz benefícios terapêuticos valiosos. No caso da hiperidrose (suor excessivo), por exemplo, ela bloqueia os sinais nervosos das glândulas sudoríparas, oferecendo alívio duradouro em áreas como axilas, mãos e pés.