Otoplastia

A cirurgia das orelhas, conhecida como otoplastia, serve para melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas. É indicada para corrigir defeitos na estrutura presentes desde o nascimento, como orelhas de abano, mas também para tratar deformidades causadas por lesões ou acidentes.

Na cirurgia de correção de orelha de abano, que é a causa mais comum de otoplastia, são utilizadas técnicas para criar ou aumentar a anti-hélice (a borda interna da orelha) ou para reduzir a cartilagem da concha, além de alguns pontos para aproximar as orelhas da porção lateral da cabeça.

As incisões são realizadas na parte de trás da orelha, tornando a cicatriz imperceptível. O excesso de pele é removido e são feitos pontos internos para modelar a orelha no novo formato desejado. Em alguns casos, pode ser necessária a retirada de parte da cartilagem para diminuir o tamanho da orelha.

Em adolescentes e adultos, a cirurgia pode ser realizada com anestesia local e alta no mesmo dia. Para crianças a partir dos 6 anos, quando já é possível operar a orelha, a anestesia geral é mais recomendada.

O uso de faixa é importante após a cirurgia para manter as orelhas protegidas, bem posicionadas e evitar traumas e hematomas no pós-operatório. As faixas devem ser usadas por aproximadamente 30 dias.

A otoplastia geralmente oferece resultados estéticos excelentes em casos de orelhas de abano, além de ser muito positiva para a autoestima de quem busca essa correção.