Queimaduras
A cirurgia plástica também é uma grande aliada para a reconstrução após queimaduras.
Essas lesões são muito comuns no Brasil. Quando ocorrem, especialmente as de segundo e terceiro grau, a cirurgia plástica é indicada para reparar a perda estética ou alterações na região, podendo ser utilizada tanto na fase aguda do tratamento como para a amenização de sequelas.
Duas técnicas que podem ser usadas nesse procedimento são: enxerto, que consiste em utilizar finas fatias de pele extraídas do paciente (autoenxertos), ou de outra pessoa (aloenxerto ou homoenxerto), para aplicar na região queimada; ou o retalho, mais comum em queimaduras de terceiro grau, pois, nele, há transferência do tecido irrigado por artérias para a área acometida, a fim de restabelecer as funcionalidades da área de pele destruída pela queimadura.
Os cuidados pós-operatórios são essenciais e incluem manter a região imóvel para evitar sangramentos e favorecer a integração dos enxertos, dieta hiperproteica para favorecer a cicatrização, manter as lesões sempre limpas, usar corretamente os curativos para favorecer a recuperação e integridade da nova pele, e uso de malhas compressivas para evitar a formação de cicatrizes hipertróficas e queloides.