Lipoaspiração e lipoescultura

A lipoaspiração é a cirurgia na qual a gordura localizada é removida por meio de cânulas de sucção a fim de melhorar o contorno corporal. Já a lipoescultura também faz essa aspiração do tecido gorduroso, mas não somente para remover, e sim para esculpir e modelar outras partes do corpo com o processo de lipoenxertia (colocação estratégica da gordura em locais desejados e programados pelo cirurgião).

A remoção da gordura é a parte do procedimento igual para ambas as cirurgias. É realizado por meio de pequenos orifícios por onde é inserida uma cânula ligada a um aparelho a vácuo que suga o tecido adiposo. No caso da lipoescultura, o procedimento continua para a etapa de colocação dos enxertos de gordura. Esse processo é feito com o auxílio de seringas, cânulas e agulhas finas para inserir a gordura no local desejado.

Em geral, o repouso é necessário por 7 dias e atividades gerais devem ser suspensas nesse período para que a recuperação seja bem-sucedida. Geralmente o retorno ao trabalho pode acontecer logo após essa primeira semana e o retorno às atividades físicas se inicia após 14 dias da cirurgia, de forma gradual, com volta à intensidade total e cargas prévias após o primeiro mês.

É necessário o uso de cinta e placa por pelo menos 30 dias, e a realização de drenagem linfática é obrigatória para um resultado de excelência.

Geralmente, os primeiros resultados podem começar a ser vistos com 3 meses, porém somente com seis meses teremos alcançado o resultado final, quando o corpo termina de eliminar por completo o edema.