Mastopexia

A mastopexia (Lifting das mamas) é recomendada para mulheres que desejam devolver contorno à sua mama. O procedimento reposiciona a aréola e o tecido mamário, removendo o excesso de pele e suspendendo o tecido. Desta forma, o resultado é um novo contorno da mama, deixando-a mais firme e natural.
A cirurgia é indicada para mulheres que, ao longo do tempo, notaram suas mamas perdendo o aspecto e a consistência devido às alterações na elasticidade da pele, seja por motivo de gravidez/amamentação, oscilações de peso, hormônios ou envelhecimento.
No procedimento, o tecido subjacente é levantado e remodelado para melhorar a firmeza e o contorno da mama. Por fim, o mamilo e a aréola são reposicionados e o excesso de pele é removido. A extensão da incisão nesse tipo de cirurgia plástica depende da quantidade de pele a ser retirada. É importante ressaltar que nem sempre a prótese é utilizada, mas pode ser uma opção em caso de mamas com volume reduzido ou quando a paciente solicita um aumento de mama associado à mastopexia.
No pós-operatório, é necessário o uso de soutien cirúrgico por pelo menos um mês, podendo ser removido durante os banhos. A paciente deve manter os braços junto ao corpo por um período variável e retornar gradualmente aos movimentos do dia a dia para que não seja colocada tensão nas cicatrizes.
Em geral, o repouso é recomendado no mínimo na primeira semana, com retorno gradual às atividades físicas, e o uso correto das medicações prescritas é importante.