Rinoplastia
A rinoplastia é uma cirurgia do nariz capaz de melhorar a estrutura, forma, rotação e/ou tamanho do nariz, proporcionando uma aparência mais harmônica para o rosto.
Essa cirurgia pode corrigir tanto queixas estéticas, como ponta bulbosa e caída, dorso nasal elevado e narizes largos, quanto problemas funcionais, como hipertrofia de cornetos e desvio de septo.
Existem duas técnicas principais para realizar a rinoplastia: a fechada e a aberta. Na técnica fechada, os cortes são realizados internamente, e é mais adequada para pacientes com narizes menores e quando as mudanças necessárias são mais sutis. Por outro lado, na rinoplastia aberta, há uma pequena incisão na columela (a porção do nariz entre as duas narinas), o que permite uma melhor visualização e controle das estruturas nasais, sendo mais indicada para casos em que são necessárias mudanças significativas, especialmente na ponta nasal.
O período de repouso após a rinoplastia é geralmente de pelo menos uma semana, após o qual o paciente pode voltar ao trabalho. O retorno às atividades físicas deve ser mais gradual devido ao maior risco de traumatismo nasal devido à posição do nariz na face. É essencial seguir as orientações do cirurgião plástico para uma recuperação bem-sucedida e resultados satisfatórios.