Reconstrução de Mama
A mamoplastia reconstrutiva é indicada para pacientes que precisaram retirar a mama, seja parcial ou totalmente, por conta de tratamentos contra o câncer de mama.
As técnicas utilizadas envolvem a reconstrução mamária com implante, que consiste em colocar o implante sob o músculo peitoral para construir uma nova forma similar à mama; a reconstrução com uso de expansores, quando se insere um tipo de prótese vazia sob a pele para promover progressivamente a expansão do tecido através da aplicação de soro fisiológico até atingir o tamanho esperado; e a reconstrução com rotação de retalhos, onde se constrói uma nova forma igual ao seio a partir de músculo, gordura e pele retirados de outras partes do corpo da paciente.
É importante que o resultado não seja apenas estético, mas que também contribua internamente para que a paciente recupere efetivamente sua identidade feminina e a autoestima.
Os cuidados que a paciente deve tomar após a cirurgia variam de acordo com a técnica utilizada, mas de forma geral incluem repouso de 7 a 14 dias, limpeza cuidadosa das feridas operatórias e manter os braços junto ao corpo por pelo menos uma semana.